Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais

BIOGRAFIA

  • Nome Completo: Antônio Roberto Otoni Gomide
  • Naturalidade: Goianésia (GO)
  • Nascimento: 11 de Janeiro de 1960
  • Filiação: Laerte Vieira Gomide e Anita Otoni Gomide
  • Estado Civil: Casado
  • Cônjuge: Ana Cláudia Dezzen Gomide
  • Filhos: Thomaz, Caroline e Antônio Filho
  • Formação: Odontologia
  • Partido: PT
  • Base eleitoral: Anápolis
  • Votos em 2018:  36.998

Embora tenha nascido em Goianésia, mudou-se com a família para Anápolis em 1961. Cursou o primário na Escola Paroquial de Sant’ana e concluiu o ginásio e o científico no Colégio São Francisco de Assis. Ainda na juventude, a formação franciscana lhe deu oportunidade de iniciar trabalhos com grupos de jovens, atuando diretamente nos bairros da cidade, por meio das comunidades de base.

Formou-se, aos 21 anos, no curso de odontologia pela Faculdade de Odontologia João Prudente, em Anápolis. Após a graduação, se especializou em dentística restauradora, em 1982, na Faculdade de Odontologia de Bauru (SP); em odontologia em saúde Coletiva, na Universidade de Brasília, em 1995; e em educação em saúde pública, na Universidade de Ribeirão Preto, em 1999. Mudou-se para Porangatu em 1983 para trabalhar como cirurgião dentista e, no ano seguinte, tornou-se servidor público estadual após ser aprovado em concurso público.

Ainda na graduação, participou ativamente da politica estudantil no centro acadêmicos e se filiou ao Partido dos Trabalhadores, contribuindo com a construção do partido no estado de Goiás. Aos 28 anos, candidatou-se pela primeira vez a um cargo eletivo (prefeitura de Porangatu), terminando a disputa em terceiro lugar. Em 1996, Antônio Gomide foi eleito pela primeira vez vereador em Anápolis. Quatro anos depois foi reeleito, sendo o vereador mais votado do PT; em 2004, foi o vereador mais bem votado da cidade. Concorreu ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2002 e 2006, ficando na segunda e primeira suplência – respectivamente.

Em 2008, participou das eleições municipais concorrendo ao cargo de prefeito de Anápolis. Após uma disputa acirrada no primeiro turno, Gomide foi eleito prefeito com expressiva votação no segundo turno. “Fomos eleitos com 75% dos votos, a maior diferença entre as cidades do mesmo porte de Anápolis. Isso nos dá uma credibilidade muito grande”, disse à época.

No ano de 2012, em nova disputa pela prefeitura, foi reeleito e obteve uma marca histórica ainda no primeiro turno: foi, proporcionalmente, o prefeito mais bem votado do Brasil em cidades onde há segundo turno (cidades com mais de 200 mil eleitores), terminando a disputa com 88,93% dos votos válidos.

Como reflexo de uma gestão séria, equilibrada e competente, Gomide foi reconhecido duas vezes consecutivas como prefeito empreendedor do estado de Goiás pelo Sebrae Nacional. Em sua gestão, recebeu o prêmio nacional Chico Mendes por seis vezes consecutivas – por destaque em politicas do meio ambiente. Ao final de sua administração, seu trabalho foi avaliado positivamente por 92,4% dos anapolinos.

Em abril de 2014, desincompatibilizou-se da Prefeitura, por força da lei, para disputar as eleições ao Governo do Estado, obtendo 319.233 votos em todo o estado, 10% dos votos válidos.

Em 2016, Antônio Gomide foi eleito o vereador mais bem votado da história de Anápolis com 11.647 votos.

Em 2018, foi eleito deputado estadual com votação recorde em Anápolis, sendo o décimo mais bem votado do estado de Goiás.