Gomide defende parcerias para descentralizar testes de covid-19 nas regiões de Goiás

Gomide defende parcerias para descentralizar testes de covid-19 nas regiões de Goiás

Em pronunciamento na tarde desta terça-feira, 28, durante sessão ordinária remota da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) reivindicou que a Secretaria de Saúde promova a descentralização dos testes de covid-19. Para isso, o deputado sugere que as 18 regionais de Saúde realizem parcerias com as universidades e com os laboratórios a fim de dar agilidade nos resultados e combater a subnotificação.

“Não temos os testes necessários para sabermos o que está acontecendo nas cidades de Goiás. Em Anápolis, por exemplo, têm somente 10 exames disponíveis por semana para enviar ao Lacen (Laboratório Central). Se Anápolis é assim, imagina em Paranaiguara, em Mambaí? Quantos testes vão chegar ao Lacen? Demora-se 20 dias para que esses testes sejam retornados com o resultado, além do deslocamento”, explica.

O parlamentar destaca que a ausência de testes é o principal causador da subnotificação que, por sua vez, leva ao relaxamento das políticas de isolamento social recomendadas em todo o mundo. “Será que liberar o comércio, voltar à vida normal, é o melhor método de salvar vidas e de se levar a sério? Sabemos a resposta: claro que não”, questiona.

Gomide registra que o governador Ronaldo Caiado adotou uma postura em defesa da vida mas que, agora, cede aos anseios daqueles que defendem a economia à frente da vida das pessoas. “O relaxamento permitido no último decreto vai na contramão da ciência. Os cientistas destacam que as próximas três semanas serão decisivas”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *