Gomide protocola projeto de lei que dispõe sobre transparência na lista de espera de cirurgias eletivas

image (5)
Vereador protocolou projeto de lei para que a Prefeitura torne públicas as listas de espera dos pacientes que aguardam exames e cirurgias eletivas na rede municipal de saúde de Anápolis

 

O vereador Antônio Gomide (PT) protocolou projeto de lei junto à Câmara Municipal que tem como objetivo dar transparência às listas de espera dos pacientes que aguardam exames e cirurgias eletivas na rede municipal de saúde de Anápolis. No início do mês de abril, a Prefeitura divulgou que centenas destes procedimentos começariam a ser realizados em sistema de mutirão com hospitais particulares, entretanto, não tornou público o cronograma de atendimento destes pacientes.

 

Gomide justifica que sem esta informação, as mais de 3 mil pessoas que  aguardam na fila de espera, não tem acesso principalmente sobre qual posição da lista está colocada. Em nota divulgada à época, a Prefeitura informou que os pacientes que aguardam estes procedimentos seriam contatados pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde que realizaria novas triagem e reavaliação. “Não queremos somente a notícia, queremos o resultado”, disse o vereador.

 

 

Projeto

 

O projeto pede que estas informações estejam disponíveis para consulta no site oficial da Prefeitura de Anápolis contendo: data de solicitação do exame ou cirurgia, posição que o paciente ocupa na fila de espera, informações dos inscritos habilitados, relação dos pacientes já atendidos, especificação procedimento e, por último, a estimativa de prazo para o atendimento da solicitação.

 

A matéria já está em tramitação no legislativo e seguirá para análise nas comissões pertinentes até ser levado ao plenário. “Pedi empenho e a sensibilidade da Câmara para que este projeto caminhe e se torne efetivo o quanto antes para que estas pessoas possam saber, de fato, quando serão atendidas”, finalizou Gomide.

VOLTAR