Pular para o conteúdo

Antônio Gomide presta homenagem ao restauro do Teatro Sebastião Pompeu de Pina em Pirenópolis

O Deputado Estadual Antônio Gomide (PT) apresentou uma Moção de Aplausos na Assembleia Legislativa de Goiás, nesta quinta-feira, 23, em reconhecimento ao restauro do Teatro Sebastião Pompeu de Pina, localizado em Pirenópolis. A moção é direcionada ao Superintendente do Iphan em Goiás, Pedro Wilson, e aos representantes da comunidade pirenopolina, Walter Cardoso e Nilton Perillo.

Antônio Gomide destaca a importância histórica do Teatro, construído em 1901, tornando-o um dos mais antigos e significativos do Brasil Central. O edifício, parte do conjunto urbano de Pirenópolis, foi tombado em 1990 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ressaltando sua relevância para a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

O deputado lembra que o Teatro Sebastião Pompeu de Pina passou por um meticuloso processo de restauração e recuperação arquitetônica integral e será oficialmente entregue à comunidade no próximo sábado, 25 de novembro de 2023. O investimento total na revitalização do teatro ultrapassou a marca dos R$ 5,1 milhões, demonstrando o comprometimento do Iphan em preservar e promover a rica herança cultural do país.

“O restauro do Teatro Sebastião Pompeu de Pina não apenas resgata um espaço centenário, mas também contribui para a promoção da cultura e do turismo na região. A preservação de espaços como esse é fundamental para garantir que as gerações futuras tenham acesso às raízes e à identidade cultural de nosso país”, diz Antônio Gomide.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest