Pular para o conteúdo

Antônio Gomide propõe projeto de lei que favorece Economia Solidária em Goiás

O Deputado Estadual Antônio Gomide (PT) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás, nesta terça-feira, 14, que propõe instituir o Dia Estadual da Economia Solidária, a ser celebrado anualmente em 15 de dezembro. O objetivo principal da iniciativa é promover a conscientização sobre a Economia Solidária e estimular práticas colaborativas entre os cidadãos goianos.

Antônio Gomide informa que a Economia Solidária é um conceito que busca construir uma sociedade mais justa, sustentável e democrática, fundamentada em práticas econômicas de cooperação, autogestão e solidariedade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), essa abordagem visa combater desigualdades sociais e o desemprego por meio de ações coletivas nos empreendimentos.

O deputado aponta que no Brasil, existem milhares de iniciativas de Economia Solidária, abrangendo desde cooperativas de reciclagem até grupos de agricultura familiar, cooperativas de crédito, coletivos ecológicos e produtores de alimentos orgânicos. Tais empreendimentos não apenas geram renda e trabalho para milhões de pessoas, mas também contribuem para a preservação ambiental e a valorização da cultura local.

“Ao escolher o dia 15 de dezembro para a celebração, o projeto presta homenagem a Chico Mendes, líder sindical e ativista da Economia Solidária, assassinado em 1988 por sua defesa incansável dos trabalhadores e da preservação da floresta amazônica. A data visa incentivar a participação ativa da sociedade civil, poderes públicos, universidades, meios de comunicação e outros atores sociais na construção de políticas públicas que apoiem e estimulem a Economia Solidária em Goiás”, salienta Antônio Gomide.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest