Pular para o conteúdo

Aprovado o projeto de Antônio Gomide que valoriza o meio ambiente e pesquisa em Goiás

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, em primeira votação, nesta sexta-feira, 22, o projeto de lei do deputado estadual Antônio Gomide (PT) que institui a política de Pesquisa, Utilização e Valorização de Plantas Nativas do Cerrado. A proposta, que visa promover a biodiversidade do cerrado, foca na utilização de plantas nativas em projetos de arborização de espaços públicos.

Antônio Gomide aponta que o projeto de lei surge como resposta à preocupação crescente sobre o impacto do crescimento urbano nas áreas de biodiversidade, buscando suavizar as interrupções bruscas que as cidades muitas vezes representam para o meio ambiente. O texto visa a destacar a importância de políticas públicas orientadas para assegurar um equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a preservação do meio ambiente.

O deputado visa incentivar processo de valorização da biodiversidade do cerrado através da inserção de plantas nativas em projetos de arborização de espaços públicos. Além disso, o projeto estabelece a produção preferencial de mudas dessas plantas pelos hortos florestais administrados por órgãos do governo estadual, fortalecendo a oferta de recursos para a arborização e promovendo a preservação da flora característica da região.

“Buscamos também estimular permanentemente a pesquisa, o estudo e a utilização de plantas nativas. Acreditamos que essas iniciativas irão envolver instituições e segmentos da sociedade goiana, contribuindo para a crescente valorização de espécies características da flora nativa. O projeto representa, assim, um passo significativo na construção de políticas públicas que unem desenvolvimento urbano e preservação ambiental”, diz Antônio Gomide.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest