Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais

Criação do Dia Estadual de Combate e Prevenção da Hanseníase é proposto na Alego

Tramita na Casa de Leis o projeto nº 6761/21, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT), que propõe a criação do Dia Estadual de Combate e Prevenção da Hanseníase. A proposta será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação. 

Gomide destaca que o propósito da matéria é fortalecer as ações educativas à população no controle da hanseníase, conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da necessidade de combater o preconceito. Se aprovada, a data será comemorada no último domingo de janeiro. 

Apesar de ser uma doença de pele, a hanseníase pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos, podendo provocar graves incapacidades físicas se o diagnóstico demorar ou se o tratamento for inadequado. 

O contágio ocorre por meio de contato contínuo com paciente não tratado, através de secreções e gotículas do nariz, ou da saliva, tendo como primeiros sinais, manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, frio ou toque.