Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais

Deputado defende na Alego mais recursos para UEG

Na sessão ordinária desta quinta-feira (4), o deputado estadual Antônio Gomide cobrou previsão de um orçamento digno à Universidade Estadual de Goiás na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2022.

Gomide lembrou que a receita prevista para o orçamento de Goiás no ano de 2022 é de R$ 38 bilhões. Na proposta apresentada pelo Governo em audiência pública na Assembleia hoje (4), a UEG ficaria com menos 0,7% deste orçamento.

Para Gomide, a previsão orçamentária para à UEG coloca em cheque a função social da universidade em Goiás. “Teremos um grande apagão da UEG e da Educação em nível superior, principalmente na Região Norte e Região Nordeste de Goiás. Justamente nas áreas mais pobres do estado”, declarou o deputado em discurso no plenário.

O deputado citou, pelo menos 13 municípios goianos que não tiveram vestibular para cursos em 2021. “Se a destinação desse recurso continuar o mesmo, essas unidades de ensino não abrirão vagas para os cursos novamente e logo fecharão as portas”, afirmou.

Mais cedo, durante a apresentação da lOA 2022 na Comissão de tributação, finanças e Orçamento da Alego, Gomide questionou o orçamento destinado à UEG para 2022 em Audiência Pública que deveria discutir a Lei Orçamentária Anual (lOA) para o próximo ano.

Gomide também cobrou a presença da Secretária de Economia e do Governor Ronaldo Caiado na Audiênica Pública para que a lOA pudesse ser realmente debatida. “Entendo que o governador deveria estar aqui, mas ele não se dispõe a fazer um debate sobre a importância desse orçamento. Essa seria a oportunidade para que a gente possa fazer um diálogo que esclareça o que está disposta na lei”, questionou.

Os gestores não estiveram presentes na Audiência Pública para apresentação da lOA na tarde desta quinta, na Assembleia legislativa. A proposta foi apresentada pelo secretário adjunto da Secretaria da Economia, Sérvulo Nogueira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest