Pular para o conteúdo

Deputado do Cerrado, Antônio Gomide alerta sobre aumento do desmatamento em Goiás

Durante o pequeno expediente desta quarta-feira, 29, o Deputado Estadual Antônio Gomide (PT) alertou sobre o aumento do desmatamento do Cerrado em Goiás nos últimos 12 meses. O parlamentar cobrou ação do governo estadual para conter o avanço da destruição do bioma.

Antônio Gomide apresentou dados divulgados pelo jornal O Popular que apontam que Goiás foi o segundo estado com maior desmatamento do Cerrado no país em 2023. O deputado aponta que se trata de resultado da falta de política pública para coibir o desmatamento ilegal no estado.

O deputado lembra que a Assembleia aprovou a Lei 2217/23, e o governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou, que flexibiliza a possibilidade de fiscalização ambiental em Goiás. O que facilita o desmatamento e se traduz em falta de coibição de ações para destruição do Cerrado.

“Sabemos que essa lei 2217 separa o controle nacional, principalmente a criação do cadastro ambiental rural, gerando dificuldade na fiscalização e principalmente na punição dos danos ambientais em Goiás. Sabemos também que anistia crimes ambientais anteriores a 27 de dezembro de 2019 e, mais do que isso, a supressão de fragmentos isolados da vegetação nativa, chamada de capões”, explica o deputado.

Antônio Gomide solicitou à Secretaria de Meio Ambiente de Goiás que revogue a lei para haja de fato controle nas ações contra o Cerrado no estado. “Sem o Cerrado não teremos água, agricultura, pecuária. Desmatar é um tiro no pé”, reforça.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest