O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou, durante sessão desta terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa de Goiás, projeto de lei que alerta sobre os perigos da automedicação no estado. A matéria institui a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, a ser realizada, anualmente, na primeira semana de maio, em razão de sua vinculação com o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento.
O projeto de lei de Antônio Gomide tem como objetivo conscientizar a população goiana sobre os riscos da má utilização de medicamentos e da automedicação. Também incentivar a busca pelo atendimento médico profissional e divulgar informações sobre a importância do uso racional de medicamentos como forma de prevenção de agravos à saúde pública.
Para isso, o estado deve promover campanhas educativas e comunicacionais, que serão desenvolvidas por meio da parceria entre o poder público e privado.
“Quando o indivíduo se recusa a buscar atendimento médico ou ignora o tratamento recomendado por profissional da saúde, ele parte para automedicação que tende a gerar diversos problemas para a saúde, tais como alergias e reações adversas, interações medicamentosas, criar resistência a medicamentos e efeitos psicológicos”, alerta o deputado.