O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou em sessão na Assembleia Legislativa de Goiás um projeto de lei que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate a Doenças Associadas aos Distúrbios Alimentares no estado. O objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios alimentares como anorexia, bulimia e obesidade mórbida.
O projeto de lei propõe ações como: promoção de campanhas educativas, capacitação de profissionais para diagnóstico precoce, criação de redes de apoio psicossocial e nutricional, incentivo à pesquisa, combate a padrões estéticos nocivos e desenvolvimento de um sistema de monitoramento de casos.
Entre as iniciativas previstas estão a elaboração de materiais informativos, o tratamento integral pelo SUS, a realização de programas multidisciplinares e o apoio à reintegração social dos pacientes.
Além disso, o projeto prevê a inclusão de conteúdos sobre alimentação saudável e autoestima nas escolas. Também propõe parcerias com universidades e ONGs para a realização de palestras e workshops sobre saúde mental. A participação da sociedade civil será incentivada por meio de fóruns consultivos para o aprimoramento contínuo da política.
Antônio Gomide destaca que transtornos como anorexia, bulimia e obesidade mórbida têm crescido significativamente nos últimos anos, afetando, sobretudo, adolescentes e jovens. De acordo com um estudo recente da CAPES, mais de 20% dos jovens entre 6 e 18 anos apresentam algum tipo de transtorno alimentar.
“A implementação dessa Política Estadual de Prevenção e Combate a Doenças Associadas aos Distúrbios Alimentares no Estado de Goiás inclui ações articuladas entre diferentes áreas, como saúde e educação, a fim de criar uma rede de apoio multidisciplinar que ofereça tratamento e acompanhamento aos pacientes”, explica Antônio Gomide.