Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais

Emenda de Deputado Antônio Gomide valoriza bolsas da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Goiás

Na tarde desta quinta-feira (28), o Deputado Estadual Antônio Gomide reforçou a importância da aprovação do Projeto de Lei que dispõe sobre a destinação de bolsas da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), que foi aprovado em primeira votação e ainda deve passar por segunda apreciação na Assembleia Legislativa de Goiás.

Projeto de Lei 1866/2022 que altera a Lei de Bolsas permite que a FAPEG atenda a demanda dos estudantes promovendo o reajuste das bolsas de pós-graduação que não ocorre há nove anos. Na matéria, a Emenda do deputado estadual Antônio Gomide define que as bolsas da FAPEG possam ser superiores, mas nunca inferiores às dos programas federais de pesquisa do MEC e CNPq.

Em plenário, Gomide defendeu a atualização das bolsas e afirmou que há uma defasagem de 60% destes valores. “Não há sentido algum em ter uma fundação de amparo a pesquisa em Goiás sem a valorização monetária do trabalho de pesquisa de mestres e doutores, pois eles são a nata do conhecimento em Goiás. É por meio deles que ocorre a interação da ciência com o setor produtivo, ou com a área social, comercial e do meio ambiente em nosso estado”, afirmou o deputado.

Antes da emenda de Gomide, a proposta desvinculava as bolsas da FAPEG das bolsas nacionais e permitia que as bolsas estaduais pudessem ter valor inferior ao das bolsas nacionais, sem receber os reajustes que pudessem ser realizados à nível federal. Agora, elas não poderão ser inferiores as bolsas do governo federal.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest