Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais

Gomide apresenta projeto de conscientização para doação de sangue nas escolas

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou, na última terça-feira, 6, um projeto de lei que institui o Programa Jovem Doador. A ação, que seria realizada em Goiás todos os anos, tem o objetivo de conscientizar os alunos do ensino médio e superior da rede estadual de ensino sobre a importância da doação regular de sangue. 

De acordo com o projeto, a Secretaria de Educação e as Hemorredes ficam responsáveis pelo planejamento e execução das ações nas instituições de ensino. O objetivo é aumentar o estoque nos bancos de sangue para atender a alta demanda nos hospitais de Goiás.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que 3% da população seja doadora de sangue. No Brasil, somente 1,7% da população brasileira é doadora de sangue. Os dados reforçam a importância da conscientização sobre o tema e o aumento de doadores de sangue no País.

Além disso, a decisão do Ministério da Saúde (MS) de reduzir a idade mínima para doação de sangue de 18 para 16 anos favorece a doação de sangue por estudantes. A doação por menores de idade deve ser feita mediante autorização de responsável. O objetivo é tentar aumentar a disposição mínima de sangue necessária ao atendimento da demanda dos hemocentros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest