Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais

Gomide propõe tornar agosto mês de prevenção a queimadas

O deputado Antônio Gomide (PT) protocolou nesta semana na Assembleia Legislativa o projeto de lei n° 7120/21, cujo propósito é criar o mês “Goiás sem queimadas”, a ser realizado anualmente em agosto, com a finalidade de gerar conscientização e combate aos incêndios e queimadas no estado.

Segundo o texto da matéria, o “Goiás sem queimadas” passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado, além de incluir ações voltadas para a promoção de palestras, seminários, ações educativas, e outras atividades ligadas ao tema, a fim de conscientizar a população sobre como proceder em caso de incêndios e como evitá-los.

Gomide lembra que o mês de agosto é o mais crítico do ano quando o assunto é queimadas, e, por isso, faz todo sentido a escolha desse mês como período tempestivo para as ações de conscientização e combate a incêndios no estado.

Esse período, lembra ele, é caracterizado pela baixa umidade do ar e aumento nos ventos, fatores que favorecem a ocorrência de focos de incêndio. “Além das condições favoráveis à queimada, há ainda a falta de conscientização da população, já que a maior parte dos incêndios é provocada por ações humanas.”

O parlamentar reforça, ainda, que os  impactos das queimadas, de modo geral, são prejudiciais tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana, gerando destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, além de emitirem gases poluentes e fumaça, que causam prejuízos à saúde do ser humano quando inalados imediatamente.

“Assim, em razão das inúmeras e graves consequências que atitudes incorretas podem causar ao meio ambiente,  é preciso promover ações educativas com a finalidade de prevenir e combater incêndios, para garantir o bem-estar e a segurança da população”, concluiu Antônio Gomide.