O projeto de lei do deputado estadual Antônio Gomide (PT) que institui o Dia Estadual de Acolhimento do Paciente Oncológico virou lei. Com isso, anualmente no dia 8 de abril, o Estado de Goiás deve promover ações que fortaleçam o acolhimento humanizado de pacientes que enfrentam o câncer. O decreto foi publicado no Diário Oficial do último dia 2 de outubro.
O objetivo do projeto de lei de Antônio Gomide é promover ações que fortaleçam o acolhimento humanizado de pacientes que enfrentam o câncer. Para isso, o estado deverá estimular a conscientização e sensibilização sobre a importância do acolhimento humanizado para pacientes oncológicos.
Além disso, o estado de Goiás deverá promover eventos, palestras e atividades educativas relacionadas ao tema. A lei também visa fomentar políticas públicas que busquem melhorar a qualidade de vida e o tratamento desses pacientes.
A nova lei, proposta por Antônio Gomide, ainda incentiva a colaboração entre órgãos públicos, instituições de saúde e ensino, além de entidades privadas e a sociedade civil, como forma de desenvolver medidas de apoio aos pacientes oncológicos e suas famílias. Os profissionais da saúde também deverão ser capacitados para a realização de um atendimento humanizado.