O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás que institui a Semana de Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar no estado. Segundo a matéria, o evento deve ser realizado anualmente na última semana de setembro.
O projeto de lei proposto por Antônio Gomide tem como objetivo promover a conscientização para reduzir as perdas e o desperdício de alimentos. Também visa incentivar práticas sustentáveis de produção, armazenamento, distribuição e consumo de alimentos. Além disso, fomentar a educação alimentar e nutricional, destacando a importância do aproveitamento integral dos alimentos.
Gomide propõe que, durante a Semana de Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, sejam realizadas campanhas educativas e de sensibilização em escolas, universidades, empresas e comunidades. Além de palestras, seminários e workshops, entre outros eventos que abordem o tema e que incentivem a cadeia produtiva de alimentos.
“O desperdício de alimentos agrava a insegurança alimentar, pois recursos que poderiam beneficiar pessoas vulneráveis são perdidos. Além disso, tem um impacto ambiental significativo. A produção de alimentos consome recursos naturais como água, solo e energia. Quando desperdiçados, esses recursos também são perdidos, e o descarte inadequado contribui para a emissão de gases de efeito estufa, agravando as mudanças climáticas. Portanto, a conscientização é essencial para a sustentabilidade ambiental”, pontua Antônio Gomide.