O Deputado Estadual Antônio Gomide (PT) apresentou, nesta quinta-feira, 5, um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para pessoas com deficiência (PCD) em todo o estado.
Antônio Gomide ressalta que o projeto, intitulado “Emprego Inclusivo,” visa abordar as disparidades significativas que existem atualmente no mercado de trabalho goiano, onde as PCDs enfrentam desafios substanciais em termos de empregabilidade e renda.
O projeto do deputado propõe uma série de medidas para promover a igualdade de oportunidades para as PCDs no mercado de trabalho em Goiás.
Neste sentido, o projeto visa: Reduzir a discriminação no ambiente de trabalho; Fornecer orientação, treinamento e capacitação para PCDs, aumentando suas chances de conseguir empregos dignos; Incentivar empregadores a contratar e manter PCDs em seus quadros de colaboradores; Garantir que os locais de trabalho em todo o estado sejam acessíveis e inclusivos para PCDs, de forma a permitir sua participação plena e eficaz no ambiente profissional.
“Os números do IBGE revelam uma desigualdade preocupante no mercado de trabalho. A taxa de participação das PCDs no mercado de trabalho era de apenas 28,3%, o que representa menos da metade do percentual das pessoas sem deficiência, que alcançam 66,3%”, pontua o deputado.