O deputado estadual Antônio Gomide (PT) defendeu a ampliação de investimentos no combate ao câncer em Goiás e destacou o papel das instituições que atuam no tratamento da doença. Em entrevista concedida à Rádio São Francisco nesta quinta-feira, 5, o parlamentar também celebrou a construção de um centro de radioterapia em Anápolis.
Antônio Gomide ressaltou que o Dia Mundial de Combate ao Câncer representa um momento de conscientização e de reconhecimento ao trabalho realizado por hospitais e entidades que atendem pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele citou a atuação da Associação de Combate ao Câncer de Goiás, ligada ao Hospital Araújo Jorge, e da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, que é uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
“O tratamento integral contra o câncer é feito pelo SUS, é gratuito. A Santa Casa faz esse tratamento, o Hospital Araújo Jorge faz esse tratamento, e é por isso que nós temos, no nosso mandato, destinado recursos nesses últimos cinco anos para fortalecer entidades sérias que dão resultado e fazem a diferença no tratamento do câncer”, afirmou.
Segundo o deputado, nos últimos cinco anos foram destinados mais de R$ 3 milhões para a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, voltados ao atendimento pelo SUS, além de mais de R$ 4 milhões para a Associação de Combate ao Câncer de Goiás, em apoio ao Hospital Araújo Jorge.
“Achamos que esse é um trabalho que precisa ser intensificado e que a gente possa aproveitar esse momento para conscientizar ainda mais a população para evitar e combater o câncer”, disse.
Durante a entrevista, o parlamentar também comentou a implantação do centro de radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, previsto para entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2026, em parceria com o governo federal. A unidade terá capacidade para atender mais de 150 pacientes por dia e deverá beneficiar moradores de mais de 80 municípios. O equipamento está em fase de testes e as equipes passam por treinamento para operação.
“Nós temos acompanhado e feito um esforço junto à Santa Casa para que o Ministério da Saúde cumpra as etapas e para que possamos ter o mais rápido possível a inauguração desse centro de radioterapia, que estará ajudando a salvar vidas e melhorar o atendimento do combate ao câncer”, afirmou.








