Parlamentar destaca atuação do ministro Paulo Teixeira em prol do desenvolvimento rural de Goiás
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou projeto de lei, na tarde desta quinta-feira, 19, na Assembleia Legislativa de Goiás, que concede título de cidadão goiano ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Natural de Águas da Prata (SP), Paulo Teixeira é advogado, professor com uma carreira pública marcada pela defesa dos direitos sociais, do fortalecimento da agricultura familiar e da promoção da justiça social.
Antônio Gomide aponta que, desde janeiro de 2023, o ministro Paulo Teixeira tem se destacado por implementar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural e apoio à agricultura familiar em Goiás. Na safra 2023/2024, agricultores familiares contrataram R$ 1,22 bilhão pelo Pronaf, com um aumento de 4,85% nos contratos, totalizando 16.533 operações.
Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Ministério investiu R$ 2 milhões em tecnologias e lançou o aplicativo Assistente PNAE, que facilita a comunicação entre produtores e gestores para melhorar a alimentação escolar. Além disso, parcerias com Emater e Sistema OCB/GO têm fortalecido o apoio às famílias agricultoras no estado.
“Como Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira intensificou ações específicas para Goiás, apoiando agricultores familiares com assistência técnica, fomento à produção e programas que garantem segurança alimentar e geração de renda”, diz Antônio Gomide.