O Deputado Estadual Antônio Gomide (PT) apresentou o projeto de lei com o propósito de estabelecer o programa Emprego Inclusivo, com o intuito de impulsionar as oportunidades de emprego para pessoas com deficiência (PCD) em Goiás.
De acordo com Gomide, o projeto visa criar uma política pública de inclusão no mercado de trabalho para pessoas com deficiência com o objetivo de proporcionar benefícios às PCD, incluindo igualdade de oportunidades, redução da discriminação, treinamento, acessibilidade nos locais de trabalho e incentivos para empregadores contratarem PCD.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa mais recente em Goiás demonstrou que 583 mil pessoas têm alguma forma de deficiência, mas apenas um pouco mais de 28% delas estão empregadas, em comparação com os 66% de pessoas sem deficiência. É importante notar a grande disparidade nos rendimentos, já que as pessoas com deficiência ganham em média R$ 1.639,00 por mês, enquanto as pessoas sem deficiência recebem R$2.619,00, quase mil reais a mais.