Pular para o conteúdo

Deputado Estadual Antônio Gomide homenageia 60 anos da Campanha da Fraternidade em sessão solene na Alego

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) presidiu sessão solene em homenagem aos 60 anos da Campanha da Fraternidade, na noite de quinta-feira, 21, na Assembleia Legislativa de Goiás. O tema é “Fraternidade e Amizade Social” e destaca a amizade social como um princípio fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Antônio Gomide destacou que é preciso restabelecer a gentileza em um cenário social de disseminação de ódio, sobretudo nas redes sociais. O parlamentar salientou o papel exercido por Dom Helder Câmara e Dom Evaristo Arns na defesa dos direitos humanos e da democracia no Brasil.

O deputado estadual lembrou que a exortação apostólica do Papa Francisco convida todos nós a contribuir para tornar a nossa casa, o planeta Terra, um lar saudável para todos a partir do respeito à natureza. Aos animais e a todos os seres humanos.

“A humanidade precisa cada vez mais ouvir os cristãos que pregam a paz, o humanismo, pregam a gentileza e pregam a tolerância. Viva a Campanha da fraternidade”, salientou.

O arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, lembrou a história da Campanha da Fraternidade, que nasceu em Natal e espalhou para todo o Brasil, sendo adotada, em 1964, em âmbito nacional pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Hoje está sendo realizada em todas dioceses do país.

Dom João Justino ainda salientou a importância do Papa Francisco diante de um mundo em que há muitos cristãos desfigurando o ensinamento de Jesus Cristo pela pregação da intolerância e pela defesa da violência, no mundo em que o capital faz quase tudo virar mercadoria.

O Papa Francisco faz um apelo à política. Para se tornar possível o desenvolvimento de uma comunidade mundial, capaz de realizar a fraternidade a partir de povos e nações que vivam a amizade social. Para isso, é necessária uma política melhor, colocada ao serviço do verdadeiro bem comum. Mas hoje, infelizmente, diz o Papa, muitas vezes a política assume formas que dificultam o caminho para um mundo diferente”, citando o parágrafo 154 da Encíclica Fratelli tutti, do Papa Francisco.

O diretor-presidente da Vila São Cottolengo, Michael Dourado Goulart, também destacou o tema da Campanha da Fraternidade que busca o fim das guerras, ódios e diferenças que têm marcado a sociedade brasileira e o mundo.

“O tema deste ano tem muito a ver com o trabalho que é realizado em nossas comunidades e na Vila São Cottolengo, localizada em Trindade, aos pés do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Temos a missão de cuidar dessa instituição, que tem a missão de promover vida com excelência para a pessoa com deficiência e em situação de vulnerabilidade social”, disse.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram