Pular para o conteúdo

“Reparação histórica”, diz deputado Antônio Gomide sobre projeto que prevê pensão para filhos de pessoas com hanseníase

O Deputado Estadual Antônio Gomide (PT) pontuou a importância da lei de sua autoria aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás que prevê pagamento de pensão a famílias que tiveram pais acometidos por hanseníase. O parlamentar concedeu entrevista ao Programa Ação Parlamentar, da TV Alego, na noite de segunda-feira, 27.

“Reparação histórica. É um projeto para que o Estado possa reparar o erro cometido quando criou colônias e isolou famílias com hanseníase. Dentro de uma situação em que ficavam afastados de seus filhos. Assim, eles ficavam alijados do convívio social”, destacou o parlamentar.

Antônio Gomide reforça que o Estado, ao criar a Colônia Santa Marta e o Leprosário, de Anápolis, cometeu um erro, já que a ciência mostra que não ajudava na doença e ainda separava a pessoa da família. “Houve uma segregação. A lei repara essa injustiça aos pais e aos filhos que foram segregados”, explica.

O projeto de autoria de Antônio Gomide foi aprovado em definitivo no dia 22 de novembro e institui pensão estadual especial a filhos de pessoas acometidas pela hanseníase. A compensação deverá ser superior a 1,5 salário mínimo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest